Folha de Madeirite: Ideal para sua construção

O madeirite é muito utilizado nas construções e/ou em reformas. Com uma certa frequência, as pessoas não sabem qual tipo de madeirite é indicado para a sua construção, ou se é preciso usar um que seja mais resistente.

Por ser um material mais leve e barato que a madeira, o seu uso em obras de construção civil é muito requisitado, resultando na diminuição dos gastos direcionados ao empreendimento ou à reforma.

A seguir, você encontra exemplos de tipos de madeirite encontrados no mercado

Madeirite Resinado

É conhecido também por cola branca. Esse material é encontrado em chapas compostas por um número de camadas ímpar, sobrepostas e prensadas com a ajuda de cola branca. Esse material costuma ser usado em barracas e em canteiros de obras. O madeirite resinado é o tipo menos resistente entre os modelos.

Madeirite Fenólico

Conhecido por cola preta, são chapas que são prensadas com o auxílio de cola preta e as fibras são cruzadas. É sempre utilizada em um número ímpar de chapas. Pode ser encontrada em construções pesadas e palcos.

Madeirite Plastificado

Esse tipo de madeirite leva na sua composição uma película que é chamada de filme, e que faz com que suporte a umidade. Seu uso mais comum é na produção de formas para concreto e pisos de caminhões.

Chapa OSB

Essa chapa de madeira prensada é composta por 3 camadas. Pode ser utilizada em pisos, canteiros de obras, fechamento de obras e forros. É muito utilizado para decoração pelos arquitetos, podendo estar presente em paredes e móveis.

Agora que você sabe quais são os tipos que podem ser encontrados, o tipo que possui uma maior vida útil é o madeirite plastificado.

Entre as suas vantagens, que são inúmeras, está o seu elevado número de utilizações, ou seja, é possível utilizar a peça mais de uma vez, dependendo da sua condição. É de fácil manuseio, afinal, as suas placas são leves e fáceis de serem transportadas e instaladas, independentemente do local.

O madeirite plastificado possui alta resistência, pode ficar exposto a chuvas e/ou ao sol que a peça continuará inteira.

Devido à sua resistência, possui também alta durabilidade, tendo uma vida útil muito longa. E, ao contrário do modelo resinado que precisa de tinta e/ou verniz para que a sua aparência seja melhor, o plastificado não necessita disso, pois o seu revestimento faz com que tenha uma melhor aparência e apresentação.

Esse material costuma ser vendido em chapas de dimensões de 110 cm x 220 cm. Suas espessuras podem variar de 6 mm, 10 mm, 12 mm, 14 mm, 18 mm e 20 mm, e o valor da chapa varia de acordo com a sua região e com o tamanho da peça.

Todos os tipos de madeirite podem reaproveitados, se forem guardados em locais longe da exposição constante de chuva e sol. Também é necessário tomar cuidado na hora de tirar pregos e desfazer as formas. Assim, você pode reaproveitá-lo em diversas obras e ocasiões. O madeirite é um material que é ecologicamente correto, pois o seu processo de industrialização não agride o meio ambiente.



Deixe uma resposta