Diferentes tipos de Compensado

O compensado é um material muito resistente em diversas aplicações, ao contrário do que muitos acreditam. É um material construído para oferecer maior resistência a rachaduras, ao encolhimento, à torção e ao alto nível de força.

Essas propriedades se devem ao seu método de construção, que é baseado na colagem de finas camadas de madeira, uma sobre a outra, além de serem postas de forma perpendicular.

Geralmente, é colocado um número ímpar de dobras, porque a simetria faz com que as placas sejam menos propensas a entortamentos, e o grão na superfície exterior deve sempre seguir o mesmo sentido. As dobras são conectadas umas nas outras graças ao calor e a pressão, com o auxílio de colas fortes. Geralmente, é utilizada a resina fenólica, o que faz com que o compensado seja um material composto.

Ou seja, este é um material confeccionado de madeira seca, de forma natural ou via secagem forçada em estufa própria, originária de reflorestamento e sendo confeccionado por meio da colagem das peças. Os tipos mais comuns de compensado e as suas vantagens, são:

Compensado Laminado

É utilizado principalmente na construção de móveis por ter uma maior resistência e consequentemente, por suportar mais peso que as madeiras convencionais.

Compensado Plastificado

Possui resistência à umidade, e, devido a isso, é recomendado para uso externo e formas de madeira para armado aparente, utilizado na confecção de formas para laje e/ou vigas.

Entre as suas vantagens, estão o acabamento de fácil correção, é um material à prova d’água, é um produto ecológico, feito a partir de madeira reflorestada, o que proporciona excelente aspecto, e possui uma previsão de mais de vinte reutilizações.

Compensado Naval

Esse tipo de compensado é feito de pinus ou virola, e possui diversas aplicações, mas é utilizado principalmente na construção civil e na indústria naval. É recomendado para a construção de estruturas de telhados, especialmente os que utilizam telhas americanas. É um material à prova d’água, podendo ser utilizado em móveis da cozinha e/ou banheiro.

O compensado naval é um material barato, esse é um fator importante na hora de escolher os materiais para confeccionar os móveis, além de serem ecologicamente corretos. Uma outra vantagem é que esse material é tão bonito que dispensa o uso de pintura e/ou revestimento, trazendo um aspecto mais leve ao ambiente.

Compensado Sarrafeado

É produzido a partir de diversos sarrafos de madeira, que possuem a mesma espessura e largura e são colados lado a lado até formarem a chapa. Os veios da madeira devem ser colocados sempre na mesma direção.

Há também o compensado sarrafeado laminado, que é confeccionado da mesma forma com a diferença que recebe um acabamento final com uma folha fina de uma madeira diferente da que foi utilizada na sua confecção na sua superfície.

Compensado Antiderrapante

É um compensado plastificado com uma textura antiderrapante. É ideal para locais que precisam de proteção contra derrapagens, como palcos, passarelas, arquibancadas entre outros.

Assim como os outros tipos, o compensado antiderrapante possui várias dimensões e espessuras, atendendo todas as necessidades de utilização. É importante prestar atenção no tamanho e na espessura necessária da peça para evitar muitos cortes.

É extremamente importante verificar a qualidade das chapas e garantir que a cola que foi utilizada na sua composição é de qualidade, quando for utilizar o compensado naval. Uma dica é avaliar visualmente as chapas e procurar por aberturas entre as lâminas quando se olha pela sua lateral. Quanto mais abertura a chapa tiver, menor é a qualidade do material.



Deixe uma resposta