Dicas para conservar o compensado

Presente na vida dos brasileiros desde a década de 40, os painéis compensados são formados por uma série de lâminas de madeira sobrepostas, normalmente unidas por adesivos ou resina, utilizando método de pressão ou calor para as fixar juntas. Por ser uma madeira versátil, o compensado é usado nos mais diversos móveis das casas dos brasileiros.

Por ter a pressão distribuída no sentido contrário quando as chapas são compressas uma contra a outra, elas conseguem distribuir melhor o peso que é posto sobre elas, garantindo uma estrutura muito mais estável por um bom tempo. Porém, para garantir que seu móvel irá durar muito mais tempo, é importante entender como você pode conservar o seu compensado de diferentes formas.

Dicas para conservar o compensado

Hoje, vamos juntar uma série de dicas importantes para você entender como fazer seus móveis de madeira feitos a base de compensado durarem muito mais, e te auxiliar na conserva e no armazenamento desse material para prolongar sua resistência.

1. Armazenamento de compensado de madeira

Para garantir que você irá armazenar seus móveis ou até sua madeira corretamente, compre folhas grandes de plástico. Essas folhas de plástico servirão para proteger todos os seus móveis ou paletes de compensado da umidade, que pode facilmente levar elas ao apodrecimento e mofo. Sempre sobreponhas as bordas caso esteja usando mais de uma folha de plástico.

Caso esteja armazenando paletes de compensados, o ideal é empilhar elas horizontalmente, sempre colocando as maiores peças embaixo e as menores peças por cima. As peças embaixo, caso não estejam danificadas ou fragilizadas, certamente vão suportar o peso.

2. Equilíbrio na distribuição

Independente do móvel que você for usar, é importante sempre distribuir corretamente o peso dos itens para que ele não sofra danos ou envergue com o tempo. Apesar do compensado ser um material bem mais resistente que outras madeiras como o MDF, é importante tomar esse cuidado para garantir que ele não sofra com o uso constante de objetos de peso sobre ele.

Esse ponto é mais relevante quando se usa uma série de materiais pesados por um bom tempo nos itens de madeira, como em um armário ou mesa que suporta equipamentos eletrônicos. O equilíbrio do peso facilita na manutenção do móvel e impede que ele sofra ao longo dos anos, diminuindo assim o risco de envergar e quebrar a madeira com seu uso constante.

3. Evite sol, umidade e sujeira

O ideal é sempre manter madeiras, principalmente as não protegidas e tratadas para isso, em um local mais seco, não somente quando se está armazenando, mas durante seu uso constante também. Evite contato direto com a água ou umidade, e mantenha os móveis longe de janelas para que não chova ou fique úmida demais.

Além desse ponto, é também importante não deixar a madeira tomando sol, principalmente diretamente, por longos períodos. Caso sua posição a deixe tomando sol demais, é importante mudar para que a madeira não resseque, sofra danos com o tempo e perca mais rapidamente a sua durabilidade com o passar dos anos.

Por fim, a sujeira pode danificar a madeira com os anos, e dificultar manter seu estado. Por isso, é importante que você sempre limpe bem seu móvel de compensado de madeira, impedindo que ele, ao longo dos anos, sofra com perda de qualidade.



1 comentário

Deixe uma resposta